Início

Quem Somos

Contato

Pedido de Oração

 
 
 
 

Home » A SOCIEDADE SVP » Quem são os Vicentinos?

Quem são os Vicentinos?

A Sociedade de São Vicente de Paulo – conhecida pelas iniciais SSVP, é uma organização e um movimento católico internacional de leigos, muito conceituada, com 176 anos de funcionamento foi fundada em Paris, França, no ano de 1833, por Antônio Frederico Ozanam (na época com 20 anos de idade) e alguns companheiros. Organizada sob forma de Federação Internacional, é acreditada junto à Santa Sé e à ONU como instituição que se dedica ao serviço voluntário de promoção humana e assistência social nos 145 países em que atua através de seus 1.000.000 de membros colaboradores (vicentinos e vicentinas).

No Brasil a data em que se considera a implantação oficial da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil é 16.11.1872, data da agregação da Conferência São José do Rio da Janeiro. Neste ano de 2009 a SSVP conta 250 mil colaboradores voluntários distribuídos pelas 20 mil unidades vicentinas de nosso país. Nos locais em que atuam, os vicentinos prestam assistência voluntária e absolutamente gratuita através de visitas domiciliares semanais a mais de 150 mil famílias carentes (cerca de 600 mil pessoas), sobretudo idosos, doentes, viúvos e desamparados. Nessas visitas semanais, distribui 900 mil quilos de suprimentos (em média 6 kg/semana por família) e encaminha providências para as necessidades de atendimento médico-hospitalar, de orientação cívica e religiosa, de cursos profissionalizantes e de construção de moradias para essas pessoas carentes. A SSVP não discrimina ninguém. Ajuda a todos que dela necessitam sem distinção de raça, cor, posição social e credo político ou religioso. Nenhuma forma de ajuda ou obra de caridade é estranha ao trabalho da SSVP, que mantém ainda o funcionamento de 580 asilos e 41 hospitais públicos (Santas Casas) localizados em diversos estados da federação.A voluntariedade, a seriedade e o espírito de doação e partilha situaram a SSVP no rol das entidades mais respeitadas e reconhecidas no campo da promoção humana e assistência social em todo o mundo.

Prêmio Direitos Humanos 2004 – a SSVP no Brasil foi contemplada com este prêmio nacional na categoria Idosos, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, em reconhecimento por ser a entidade voluntária que realiza o trabalho mais expressivo e abrangente de cuidado ao(a) idoso (a).

“Dia Nacional do Vicentino” em 2007 a SSVP obteve também o reconhecimento formal da importância de sua ação social traduzido pela instituição no calendário oficial de nosso país, pelo Congresso Nacional (lei federal nº 11.536/2007), do dia 27 de setembro – data de nosso querido padroeiro, como “Dia Nacional do Vicentino”.

Em Brasília – a SSVP chegou em 1958, antes mesmo da instalação da nova Capital, com a Conferência Dom Bosco, fundada pelo saudoso Pe. Roque, no Núcleo Bandeirante, e o Conselho Metropolitano de Brasília-CMB, foi fundado em 1987, sendo constituído hoje por 13 Conselhos Centrais (4 em Minas Gerais, nas cidades de Unaí, João Pinheiro, Vazante e Paracatu; 2 em Goiás, nas cidades de Formosa e Luziânia, e os outros 7 no Distrito Federal e seu entorno – sendo 1 no Plano Piloto, 1 em Sobradinho, 2 em Taguatinga, 1 em Brazlândia, 1 no Gama e 1 em Ceilândia); 99 Conselhos Particulares e 666 conferências, com 5.841 membros voluntários, assistindo 3.546 famílias (13.692 pessoas) com visitas domiciliares semanais. Temos ainda em nossa área de atuação (Distrito Federal e seu entorno, Noroeste de Minas Gerais e de Goiás) 14 asilos onde amparamos 638 idosos e doentes com dependência total; 2 creches com 180 crianças carentes sob nossos cuidados em Brasília (Ceilândia e Cruzeiro Velho) e 20 crianças órfãs amparadas no projeto Mão Amiga de Unaí/MG. Todas, obras sociais criadas e mantidas com nossos recursos e trabalhos voluntários de vicentinos. A dimensão das dificuldades enfrentadas para a continuidade de um trabalho dessa envergadura, nos impele sempre a buscar parcerias e ajudas junto às pessoas com elevado espírito de caridade e responsabilidade social. Assim, uma maior integração com a Família Vicentina e com parceiros sociais é muito importante para levarmos adiante e não interrompermos nossa luta contra o desafio de proporcionar dignidade e bem estar social a tantos brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza.

A natureza da Sociedade de São Vicente de Paulo – Colocada sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, inspira-se no pensamento e na obra deste Santo, esforçando-se, impelida por um profundo sentimento de justiça e de caridade, para aliviar os sofrimentos do próximo, mediante o trabalho coordenado de seus membros. Fiel a seus fundadores, tem a preocupação de renovar-se constantemente e adaptar-se às condições mutáveis do mundo. De caráter católico, está aberta a quantos desejam viver sua fé no amor e no serviço a seus irmãos. A unidade da SSVP no mundo é representada por sua REGRA (Regulamento) e busca sempre em sua ação um trabalho de maior contato e aproximação com a Igreja, através do Clero. Nenhuma obra de caridade é estranha à SSVP. Sua ação compreende qualquer forma de ajuda, por contato pessoal, no sentido de aliviar o sofrimento e promover a dignidade e a integridade do homem. A SSVP não somente procura aliviar a miséria, mas também descobrir e remediar as situações que a geram. Leva sua ajuda a quantos dela precisam, independentemente de raça, cor, nacionalidade, credo político ou religioso e posição social: daí a existência das chamadas Obras Unidas (asilos, creches, orfanatos, abrigos para migrantes, hospitais, centros sociais comunitários, dispensários etc.). Os membros da SSVP, confrades e consócias (ou simplesmente Vicentinos), são unidos entre si pelo espírito de pobreza e de partilha. Formam, no mundo inteiro, com aqueles a quem prestam auxílio, uma só família, buscando contato com todos os demais movimentos e organizações inspirados em São Vicente de Paulo: a FAMÍLIA VICENTINA. Os vicentinos procuram, pela oração, pela meditação da Sagrada Escritura e pela fidelidade aos ensinamentos da Igreja, ser testemunhas do amor a Cristo, em suas relações com os mais desprovidos, bem como, nos diversos aspectos da vida. O vicentino insiste na promoção integral do assistido, orientando-o no plano material, mas muito mais no plano espiritual, para levá-lo à participação no Reino de Deus. Assim sendo, os vicentinos sempre buscam orientações e atualizando-se nas modernas maneiras de assistir os homens de nossos dias em suas misérias.

As Conferências Vicentinas e sua Sistemática Operacional – As Conferências Vicentinas são grupos de pessoas, formadas, de no máximo, 15 (quinze) membros para dar maior agilidade e organização à assistência às famílias, que têm sua sede preferencialmente em uma paróquia católica. Sua sistemática de operação é simples: reuniões e visitas semanais às famílias assistidas. Tudo em um clima fraterno de disponibilidade, humildade, simplicidade, zelo, afeto e espiritualidade.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
  • Print
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • email
  • LinkedIn
  • RSS
  • Twitter
  • Yahoo! Bookmarks

19 Comentários para: " Quem são os Vicentinos? "

  1. SANDRA disse:

    Parabens a tds vicentinos(as) Tambem sou uma; Mas apirante só a 3 meses na conferencia de Sto Eugenio de Mazenod na paroquia de sto Antonio da Brasilndia zona norte SÃO PAULO * Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo*

  2. DALVINA CAMPOS DA SILVA disse:

    BOA TARDE SOU VICENTINA A DOIS ANOS E CONFEÇO Q E MUITO GRATIFICANTE PODER AJUDAR QUEM PRECIZA,GOSTARIA DE ME CONRESPONDER TBM COM ALGUM VICENTINO SEPOSSIVEL MORO EM SAO JOSE DOS CAMPOS E OBRIGADA POR TD ,LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRITO

  3. OI SANDRA TD BM LOUVADO SEJA NOSSO JESUS CRISTO GOSTARIA MUITO DE FAZER AMIZADES COM OUTRAS PESSOAS VICENTINA DE OUTRA CIDADE E POSSIVELEU TENHO EMAIL EU MORO EM SAO JOSE DOS CAMPOS TBM SOU VICENTINA A 1 ANO E MEIO FICA COM DEUS

  4. graça disse:

    Boa noite sou Presidente da conferencia são josé na cidade de Chã Grande-PE, parabéns pelo site, quero fazer amizades e trocar experiencias. LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

  5. Eu e minha esposa somos Vicentinos e estamos muito orgulhosos com isso, já recebemos muitas ajudas e quando podemos também ajudamos aos demais. Louvado seje Nosso Senhor Jusus Cristo. Fiquem com Deus

  6. Luiz Gonzaga Marques Costa disse:

    parabens a todos vicentinos, que escolheu este caminho de ajudar ao proximo, ser vicentino e servi ao nosso pai Jesus Cristo, não e um caminho muito facil, mas com amor venceremos, acho que ja nascir vicentino, ainda não sou ploclamado, mas me sinto vicentino sou feliz pois fico muito feliz em saber que o meu proximo esta feliz.

  7. Olá,a todos os vicentinos,gostaria de informações, o que faz um vicentino,pois eu gosto muito de ajudar ao próximo,me sinto bem quando posso ajudar alguem.Será que eu nasci uma vicentina,pois um amigo meu disse a mim uma vez, que eu tinha o carisma,o dom de um vicentino.Será?

  8. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.Boa tarde,sou secretária da conferência Santa Luzia da cidade de São Paulo.Gostaria de parabenizar pelo site,pois só assim podemos conhecer novas conferências e amigos.Sou vicentina a dois anos,nunca me sentir tão bem,claro que são situações muito tristes,mas o sentir-se bem que digo,é fazer o bem aos outros para que saiam desse mundo de exclusão,e passe para um mundo de inclusão.Gostaria de me corresponder com todos os vicentinos para juntos,trocarmos idéias e saber como trabalhamos,o que podemos mudar,enfim,o que podemos fazer juntos ok?
    Meu nome é Nivanilde Alves,sou da conferência Santa Luzia do jardim nordeste.
    Tenham todos um maravilhoso 2012,que Deus ilumine a todos derramando suas bençãos e dando sempre força para seguirmos em frente.
    LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
    PARA SEMPRE SEJA LOUVADO
    AMÉM.

  9. Esmeraldo disse:

    sou vicentino a cinco anos e atualmente sou presidente do conselho santa rita de cassia em planaltina goias,tenho o maior orgulho de poder participar desta familia vicentina e fazer um pouquinho pelos nossos irmãos menos favorecidos, parabens a toda ssvp por este trabalho lindo

  10. Ola! família vicentina. Sou vicentino a 8 anos amo a SSVP pelo trabalho caritativo que ela exerce aos mais carentes,de modo particular aos pobres. Parabens a todos os vicentinos e aos aspirantes sejam bem vindos.

  11. patricia disse:

    Louvado seja nosso senhor Jesus cristo eu particicipo da conferencia sao tarcisio que pertence o conselho particular fraca/estação a 3 anos e 6 meses,e atualmente tenho a funçao como secretaria,o qual eu gosto muito,eu não troco nada nada nada por esse grupo de jovens,por essas familias que tanto amo!Vale a pena ser um de nos,a alegria de ver o olhar o sorriso de cada um deles não tem preço!!Louvado seja

  12. Boa tarde!!!
    Eu moro em s. jose dos campos,e gostaria de fazer doacao de roupas e calçados,so que preciso que retirem aqui pois nao tenho carro,meu nome e mary por favor entrem em contato nesse endereço aqui..maryn50@hotmail.com.obrigada estou aguardando.

  13. antonio disse:

    Por que os vicentinos sao perseguidos por alguns padres? apenas por ajudarem os pobres?O da minha paróquia acabou por discordar que os vicentinos tem regras próprias e autonomia para escolher seu próprio presidente de conferencia.Fundou uma pastoral de caridade social.
    Uma conferencia com 32 anos de fundação e que nunca trouxe problemas para a igreja. Portanto irmãos vicentivos rezem por nós, para que tenhamos força para continuar nossa caminhada junto aos mais necessitados.

  14. Gilberto disse:

    Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo
    Abraços aos amigos de todo país que são vicentino, sou vicentino a quase dois anos e gostaria de dizer apenas uma coisa; ser verdadeiro Vicentino é ter a certeza, garantia de vida eterna (POIS TODO AQUELE QUE FIZER A UMA DOS PEQUENINOS É A MIM QUE O FIZESTE ) vamos viver o céu aqui e agora
    Abraços
    Gilberto Sorocaba SP

  15. Silvia disse:

    Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo.
    Faço parte da conferencia Santa Bernadete, moro em Teresina e gostaria de conversar com outros vicentinos, de outras cidades..
    email: smmlima@yahoo.com.br

  16. Ilka Manso da Silva disse:

    Sou Vicentina, faço parte da Conferência Santa Clara,da SSVP de Mandaguari, Pr., Igreja Nossa Senhora Aparecida. Tenho um amor muito grande em ser vicentina e poder ter esta missão de humildade, caridade e amor aos menos favorecidos. É Cristo que ama através de nós! Gostaria de ter contato com outras Conferências Vicentinas. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!ilkams1@hotmail.com Set/13

  17. excelente e esclarecedor esse artigo sobre os vicentinos,tenho procurado algo em que possa atuar socialmente junto com a igreja e acho que talvez esse seja o caminho.luz para todos.
    Maria Aparecida

  18. Boa tarde a todos, ouvi por meio de uma colega de trabalho sobre vicentinos, até o momento nem sabia que tinha na cidade onde moro, porque faz pouco tempo que resido aqui. Quando ela relatou o que os vicentinos faziam, já me apaixonei, sempre gostei de estar engajado no trabalho ajudando o próximo. Ela me convidou e eu fiquei de ir na próxima reunião. Lendo os relatos de todos vocês fique muito ansiosa para chegar o dia da próxima reunião. Abraço Fiquem com Deus. Nélis

  19. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
    Parabens a todos os vicentinos e aos aspirantes sejam bem vindos.
    Faço parte da conferencia São José Operário em Tremembé SP a 9 anos Que todos tenham um maravilhoso 2014 que seja um ano de paz e alegria com nascimento do Menino Jesus, renovemos o nosso proposito de continuar “ABRAÇANDO O MUNDO NUMA REDE DE CARIDADE”
    Abraço a todos BETO como sou conhecido na conferência!!

Deixe um comentário